SERMÃO DO MONTE

"Bem-venturados os limpos de coração, por que verão a Deus”
Mateus 5:8

O sentido de coração ao qual Jesus está se referindo é o coração como sendo a sede de todo o intelecto, sentimento e vontade do homem. Na verdade o coração é a própria mente do homem no Salmo 119:11 Diz: “guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti”, é do coração do homem que procede toda perversidade, o Salmista diz: “Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal.” Jesus também disse que a nossa boca falará aquilo que houver em nosso coração ou seja: se o meu coração está cheio de ódio como eu poderei pregar o amor de Deus?, Se o meu coração estiver cheio de mentiras como eu poderei falar a verdade? Daí, eu não consigo compreender como é que tantos servos de Deus não conseguem anunciar a sua palavra, se a Bíblia diz que à palavra do Senhor está em nossa boca e em nosso coração e como é que tantos que se dizem servos de Deus usam tantos palavrões e palavras torpes no cotidiano. Jesus disse são bem aventurados os que possuem um coração limpo sem rancor, sem malícia, sem maldades, existem pessoas que conseguem enxergar maldade até numa flor, ou até mesmo numa criança, e por falar em criança, ter um coração puro é ser como criança, o Senhor Jesus em certo momento disse quem não se fizer igual a uma criancinha não herdará o reino dos céus,
porque o reino dos céus é para os simples os inocentes para os que são como crianças. Observe as crianças, elas tem muito a nos ensinar, elas são simples, não guardam rancor, não fazem críticas, não falam mal dos seus amigos muito menos do seu pastor, elas são puras nos seus corações não há maldade. O Salmista no salmos 51:10 reconhecendo diante de Deus a sua necessidade de mudança ele faz a seguinte oração: “Cria em mim oh Deus um coração puro e renova dentro em mim um espírito inabalável” no texto de Ezequiel 36:26 Disse o Senhor: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós o meu espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra vos darei coração de carne.”
O limpo de coração ao qual Jesus se refere é aquele que procura acima de tudo mortificar a natureza caída e viver em novidade de vida. Jesus nos assegura que se formos limpos de coração chegaremos ao mais valoroso de todos os prêmios, a contemplação da face do Senhor.
Que Deus renove nossas mentes e purifique cada vez mais o nosso coração.

Pr. Gerson Filho (Igreja Bíblica Mundial)

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.