UMA PALAVRA VIVA

Hebreus 4.12
A Bíblia representa tudo aquilo que Deus quis que soubéssemos sobre a Sua existência, sobre criação e sobre o bem e o mal. É pela leitura da Palavra de Deus que conseguimos discernir Sua soberana vontade. Na meditação das Escrituras Sagradas o homem pode observar sua condição limitada e pecadora. A Bíblia é um livro completo em sua estrutura e em seu conteúdo.
A principal mensagem da Bíblia é a salvação do homem. Ela registra a queda e ação de Deus enviando Seu Filho em resgate de muitos. Paulo escreve: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2Tm.3.16,17).


Tema: A Bíblia é a Palavra de Deus.
A expressão total de Deus foi revelada aos seres humanos por meio da pessoa de Jesus Cristo, a Palavra encarnada (Jo.1.1, 14) e, igualmente, nos foi confiada verbalmente. Essa palavra dinâmica e ativa de Deus, no cumprimento de todos os seus planos, aparece claramente no AT quanto no NT. Tanto a onipotente e onisciente presença do Senhor, quanto o poder de discernimento da Palavra, revelam os sentimentos e intenções mais íntimas e os traz à tona da nossa consciência para que possam ser julgados (1Co.4:5). Segundo o autor da carta aos Hebreus, Deus nos deixa recursos para enfrentarmos a dura lida do nosso caminhar, do servir e do combater. E o grande recurso é a Palavra de Deus. Esta Palavra cuida do nosso estado interior; ela nos traz à vida; ela é eficaz para fazer a obra em nós; ela é penetrante, perscruta toda a nossa vida.
As qualidades poderosas da Palavra são descritas através de uma metáfora impressionante, que enfatiza não somente a atividade, como também a sua eficácia. As qualidades e as atividades atribuídas à Palavra são: viva, eficaz, cortante, penetrante e discernidora, e são apenas parcialmente aplicáveis de um modo pessoal. Além disto, a linguagem figurada da ‘espada’ talvez não dê, de início, a impressão de julgamento, que não é, o aspecto principal. A idéia é mais fundamental.

1º A Palavra é viva e demonstra que reflete o caráter verdadeiro do próprio Deus - a fonte de toda a vida. Este tipo de vida é cheio de energia para realizar sua finalidade declarada. Jesus declarou que as palavras que Ele falava eram espírito e vida (Jo.6.63).
2º A Palavra é eficaz, ou seja, ativa. Uma coisa pose ser viva mas dormente, mas a natureza da vida verdadeira é que explode a atividade e desafia em todas as frentes aqueles que não ficam à altura das suas exigências. A Palavra, nas suas exigências intelectuais e morais, persegue os homens e clama por decisões pessoais a serem feitas em resposta às suas exortações.
3º A Palavra é cortante e penetrante - e essa comparação também pode ser encontrada em Ef.6.17, Ap.1.16, Is.49.2. Aqui a ênfase recai sobre o caráter penetrante da Palavra. Penetra até ao ponto de dividir alma e espírito – chama atenção especial à ação divisora da Palavra de Deus, mas qual o sentido pretendido aqui? Parece melhor supor que a penetração é tanto dentro da alma bem como do espírito, ou seja, sua ação ressalta a verdadeira natureza dos dois, alma e espírito (emoções e pensamentos e vida em relação a Deus). Quando a divisão é estendida a juntas e medulas, pensamentos e propósitos, Fica claro mais uma vez que a idéia de eficiência está em mente.
Conclusão: Não existe exagero em afirmar que a Bíblia é inerrante, que a Bíblia é infalível, que a Bíblia é a Palavra de Deus. A Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento contendo 39 livros, relatando a origem de tudo e a relação de Deus com o Seu povo escolhido (Hebreu), Novo Testamento contendo 27 livros, relatando a vinda do Messias e Seu plano de salvação através do Seu sacrifício, morte e ressurreição. Toda a Bíblia foi escrita por, no mínimo, 36 homens inspirados por Deus, durante um período estimado em 1.500 anos. Entre os escritores encontram-se: reis, agricultores, pastores de ovelhas, advogados, pescadores, um médico, um cobrador de impostos. Mesmo assim, ela só possui um autor e ele mesmo se apresenta sempre que a lemos. Seu único propósito é a redenção dos homens. Jesus Cristo afirmou: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mt.24:35).
A Bíblia é a Palavra de Deus.

Pr. Jadson Cunha

Fonte: Trabalhador da Seara


















Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.